sábado, 9 de julho de 2011

Carta Aberta - Grupo Teatro do Imprevisto


Em apoio ao Grupo Teatro do Imprevisto segue abaixo a Carta Aberta lida em sua última apresentação dia 02/07 na Praça Afonso Pena em São Jose dos Campos, relatando o abuso do poder pseudo-público com eles e a população de São José dos Campos, uma realidade não muito diferente da nossa.

"Se eles criam as barreiras burrocráticas contra nós, nós criaremos o SALTO!"

*****

São José dos Campos, SP, 02 de julho de 2011

CARTA ABERTA

Nós, do GTI - Grupo Teatro do Imprevisto, queremos mostrar como a arte muitas vezes não é levada a sério no Brasil e em São José dos Campos, contando o fato que ocorreu conosco, após enviarmos nosso projeto intitulado "Zé por São José" para a FCCR - Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a fim de concorrermos ao edital CONCURSO DE APOIO E CIRCULAÇÃO CULTURAL.

O fato foi o seguinte: após um período sem promover a arte local, a instituição que se diz "responsável" pela cultura desta cidade, finalmente, abriu um edital de circulação, possibilitando o acesso da população à arte. Resolvemos participar. Mandamos nosso projeto, fomos aprovados publicamente e chamados para agendar as apresentações.

Entretanto, no dia que o grupo foi agendar as datas das apresentações, um funcionário da FCCR nos informou que o nosso projeto não estava aprovado. Ele alegou que o grupo não havia comprovado nenhuma apresentação do espetáculo Zé Malandro. Imediatamente comprovamos que esta peça circula há mais de 2 anos. O mesmo funcionário arrumou um novo empecilho: argumentou que a documentação para a contratação do projeto estava incompleta. Entretanto, a FCCR se comprometeu a entrar em contato com o grupo para avisar sobre qualquer problema jurídico. Contato que nunca ocorreu.

Resumindo: fomos barrados injustamente, sem chance de escolha, por desorganização da FCCR. Contra-argumentamos e ouvimos uma resposta ríspida e autoritária: "A Fundação pode barrar o projeto na etapa que quiser, se vermos que ele não é interessante para a instituição!". Mas este não é um edital público? O seu foco deveria ser o interesse de atender à população e promover, para ela, a arte local.

Somos reféns desses fatos. O que mais nos incomoda é o desrespeito com a população e também com os artistas. A Fundação há muitos anos parece não se preocupar com a qualidade e continuidade dos projetos culturais.

Acreditamos que não existe arma mais legítima que os donos dos votos - O POVO. Por isso, EXIJA MELHORIA: Não aceite teatro vazio nos fins de semana! Não aceite praças e espaços públicos abandonados e sem atividades para você e seus filhos!Afinal, São José dos Campos é uma das cidades mais ricas de São Paulo. Mande e-mail para a prefeitura, para a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Twitte, escreva para jornais, escreva nos murais de associações de bairros, fale nas rádios e em outros meios de comunicação e faça saber que você tem direito a mais cultura!

Já esperamos que as autoridades públicas nos punam pelo que manifestamos aqui. Mas, a punição já tem sido feita pela falta de apoio e negligência.

Ah! Temos o último aviso: a rua, meus companheiros, é PÚBLICA! E é nela que lutamos.

O Grupo Teatro do Imprevisto conta com o seu apoio e com sua voz. Continuaremos resistindo e lutando junto com a população e com nossos companheiros que verdadeiramente se preocupam e acreditam na arte.

Atenciosamente,
Grupo Teatro do Imprevisto

Nenhum comentário: