quinta-feira, 24 de março de 2016

Dos encontros e reencontros... por Cristiane Santos



 Foto: Amanda Lopes


“As coisas mais belas quase sempre estão escondidas. 
É preciso apanhá-las e cultivá-las e deixá-las crescer bem devagar”. 
Pina Bausch

Começo esse texto contando de forma bem pessoal e já de antemão, aviso a tod@s o quanto é difícil colocar no papel, organizar em palavras a inteireza e intensidade do que foram estes dias de intercâmbio.

E tudo começou lá em 2009 quando participo do workshop de dança contemporânea no espaço da Jussara Miller em Barão Geraldo-Campinas orientado pelo Khosro, uma experiencia incrível de dança contemporânea.

Em 2014, nos encontramos novamente, pois participo do Projeto Fronteiras em Matão, conhecida como a cidade da saudade, e nestes 15 dias de trocas estéticas, éticas, afetivas com os artistas participantes e com toda a comunidade local. Retorno a SBC e Matão deixa saudades de toda esta intensidade e me faz refletir/ repensar minha prática artística nos espaços onde atuo. Trago também o desejo de trazer Khosro para SBC, para que possamos ampliar as possibilidades de experiências e trocas artísticas.

E assim começam os primeiros contatos por e-mail, as conversas via skype, até o grande dia do reencontro no desembarque no aeroporto de Guarulhos, no dia 03/03/2016.

Ansiedade total nos dias que antecedem a sua chegada e aqui abro um espaço para agradecimentos: minha família, minha mãe Dona Maria, que sempre esta conosco na produção e nos alimentando com sua praticidade na solução dos percalços que surgem no meio do processo (ah!! Sem esquecer da comida deliciosa,) e minha irmã caçula Tati, que se empenharam em toda a organização da casa para criar um espaço para o acolhimento do Khosro.

Minha querida amiga Aninha!!! Obrigada por acordar tão cedo, depois de trabalhar a noite inteira e ir buscar o Khosro no aeroporto de Guarulhos!!!

Fabio Farias do espaço ONG Consorte que topou esta idéia e cedeu sua sala para a realização do workshop.

As minas da Cia As Marias, Patrícia Santos e Cibele Mateus, estamos juntas nesta jornada, há 10 anos, neste corre-corre de produção e invenção de outros imaginários para ocupar outras geografias, geografias dos imaginários, geografias estas para redesenhar mundos mais éticos.

A tod@s participantes do workshop super obrigada pela disponibilidade de vocês. Acredito profundamente nos encontros e nas parcerias que construímos ao longo da vida, mi casa su casa, esta aberta de coração para podermos trocar idéias, criações e invenções.

Ao Khosro, agradecê-lo pela generosidade em estar conosco e contribuir com suas provocações que nos faz enxergar o lado preenchido da vida. Gracias Khosro!!!

Antropolor!!!

“Tem coisas que nos deixam sem palavras. E tem coisas que as palavras não dão conta de dizer. É aí que entra a dança”. Pina Bausch

Posso dizer que nestes dias, fui preenchida e alimentada de um estado de maravilhamento intenso de trocas de idéias e de afetos que revelam nosso estado real, nosso estado de potencia do Ser... Perceber o quanto sou feliz quando estou dançando...eis minha forma de ser e estar no mundo...dançando...


“Dance, dance, dance, senão estaremos perdidos” 
Pina Bausch

Nenhum comentário: